Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Apreensão da realidade

Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:


"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".


Em uma luta interior muito grande, tenho colocado estes textos no blog para me reportar mais facilmente quando assim necessitar. Luta interior! É, isso mesmo. Minha vida de citações e frases gravadas mudou quando fui traído pela linha de pensamento de Ségio Pavarini que prega:

"... A profusão de informações (e de opniões) ocasionou um efeito colateral bem estranho. Delegamos aos nossos articulistas favoritos a capacidade de pensar por nós. Temos nosso rol de escritores e emprestamos deles algumas ideias prontas. Em vez de correr riscos inerentes à conquista, nos contentamos ao ver nosso ícones em ação, numa espécie de voyeurismo (oi?) preguiçoso cujo prazer é literalmente virtual..."¹

Dá pra continuar abusando das "frases gravadas"? Penso que não!


¹Pavarini, Sérgio. A Minha Alma Está A(r)mada. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson Brasil, 2011, p. 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem, se não tiver algo construtivo para escrever... utilize-se do direito de não comentar! Obrigado